quinta-feira, 11 de junho de 2009

A tênue linha entre o bem e o mal

Por Alex de Souza


Fonte: Divulgação Resenha de STAR WARS – Episódio III: A Vingança dos Sith

Star Wars – Episódio III: A Vingança dos Sith. EUA, 2005. Direção: George Lucas. Com: Ewan McGregor, Hayden Christensen, Natalie Portman, Ian Diarmand e Samuel L. Jackson.

A tênue linha entre o bem e o mal



Quando iniciou a série, em 1977, George Lucas não podia imaginar o sucesso que Star Wars (Guerra nas Estrelas) atingiria em tão pouco tempo. Depois do lançamento de ‘‘Star Wars – Episódio IV: Uma Nova Esperança’’, que é o quarto filme na ordem cronológica, Lucas prosseguiu com o quinto (‘‘O Império Contra-Ataca’’,1980) e o sexto (‘‘O Retorno do Jedi’’,1983), no qual Darth Vader , temível vilão intergaláctico, morre pelas mãos do jovem Luke Skywalker, seu filho. Assim, os três filmes formam a primeira trilogia da série.

Após 22 anos, Lucas retoma a história das guerras estrelares pelo episódio I (‘‘A Ameaça Fantasma’’, 1999) e em 2002 o seguinte (‘‘O Ataque dos Clones’’). Finalmente, em 2005, a história chega ao fim. Ou melhor, ao meio. Pois é a ligação entre Anakin Skywalker, um jedi poderoso, e o obscuro e sanguinário Darth Vader.

Ao regressar de uma guerra contra separatistas, Anakin Skywalker (Hayden Christensen) se encontra com Padmé Amigdala (Natalie Portman), com quem mantém um casamento secreto. Ele se alegra em saber que sua esposa está grávida, mas tem terríveis pesadelos quanto ao parto, em que a vê morrer.

Temendo que isso aconteça, Anakin pondera sobre uma maneira de evitar a morte de Padmé. Além disso, ele não recebe a aprovação do conselho jedi para ser promovido como mestre. Embora seu mestre, Obi-Wan Kenobi (Ewan McGregor) lhe peça paciência, Skywalker se vê menosprezado. Percebendo as insatisfações do jovem aprendiz, o senador Palpatine (Ian McDiarmand), lhe preenche o coração ambicioso com elogios e promessas lisonjeiras.

Dentre as quais, uma maneira de salvar Padmé da morte. Gradativamente, Anakin se alia ao senador. Quando percebe ter ido além dos limites, Skywalker se torna Darth Vader. A partir de então, ele inicia uma missão que tem por objetivo a eliminação de todos os jedis, inclusive Obi-Wan. Eles travam uma batalha com sabres de luz e os acontecimentos posteriores mostram a triste história que se seguiria nos episódios já conhecidos pelo público.

Embora o filme comece com o humor característico dos anteriores, existe uma atmosfera dramática a partir da transformação do caráter de Anakin . A atuação dos atores contribui para o desenvolvimento da trama. Lucas acerta a mão nos efeitos especiais e mostra porque sua série angariou fãs em tantos lugares e de diversas gerações. Além disso, o filme é carregado de princípios morais que regulam as relações interpessoais.

Por mesclar ficção com elementos do comportamento humano, Star Wars – Episódio III: A Vingança dos Sith, é candidato a recordista de bilheteria. Vale a pena conferir o fim da saga. Afinal, a série é mais velha que muitos de seus fãs, e por isso merece especial atenção.

Um comentário: