sexta-feira, 5 de junho de 2009

Dia mundial do meio ambiente e inspeção veicular

Por Renata Bernardino

Olá pessoas! Não, eu não estou de bom humor, mas vocês merecem o meu respeito. Hoje, 5 de junho, é o dia MUNDIAL do meio ambiente. Refleti sobre algumas questões que me incomodam muito e quero dividir com vocês. Aposto que muitas pessoas não sabem sobre essa data, assim como não sabem sobre o dia do índio, por não ter acesso à informação, ou, simplesmente, por não ser FERIADO.

Brasileiro adora um feriado. Somos a nação que mais usufrui destes dias de folga. Mas este não é o meu propósito, mesmo porque adoro feriado, não sou hipócrita. Enfim, vamos falar sobre a poluição da cidade de São Paulo. Quem nunca teve um probleminha respiratório? O noticiário mostra hospitais lotados e menciona a péssima qualidade do ar.

O governo mascara o problema com atitudes que prejudicam apenas a ponta deste iceberg. Quem tem o privilégio de conseguir comprar um automóvel para não depender das lastimáveis condições proporcionadas pelos transportes públicos, precisa deixá-lo em casa uma vez por semana. Uma das desculpas é o transito. Sim, o transito é caótico. Mas se os metrôs e ônibus funcionassem bem, as pessoas não precisariam TANTO de um veiculo que a GARANTA chegar ao trabalho no horário, não serem assaltadas no ponto de ônibus (o que aconteceu comigo oito horas da noite). Não estariam a mercê de algo que PAGA impostos e não pode USUFRUIR com QUALIDADE.

Semana passada eu paguei a merda da inspeção veicular do meu carro. Mais de 50 reais! Não sou contra verificar as condições dos veículos. Mas o que me incomoda profundamente é ver as fumaças pretas que saem do escapamento dos caminhões e, principalmente, dos ônibus e lotações. Do nosso querido transporte público! Quem nunca se prejudicou com greves? Ou está saturado de andar amarrotado e em pé depois de um longo dia de trabalho?

Pagamos impostos para ter transporte de qualidade, mas todos sabem que a realidade é bem diferente. Bancos descolados. Aço enferrujado. Vidros quebrados. É um martírio! As pessoas sofrem com as condições do veículo em duas situações: andar nele e a fumaça despejada por ele. Quem tem sorte de poder comprar um carro, além de pagar os impostos do transporte público, paga os do veículo - que não são poucos - precisa deixar ele em casa uma vez por semana e fazer a inspeção veicular. Agora eu quero saber: no dia MUNDIAL do meio ambiente, quando vai ser a inspeção dos ônibus e lotações? Porque se realmente foi feita, foi uma merda, pois só vejo fumaça preta!

Minha rinite agradece.

6 comentários:

  1. Em diversos momentos da leitura tive a impressão de que eu a tivesse escrito, uma sugestão para os aliados a causa "Inspeção veicular" seria criar uma seção com flagrantes imagens dos verdadeiros poluidores, que segundo disseram já foram inspecionados, parabens

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNS ...RENATA ...MUITO BOM TEXTO.MORO NO INTERIOR BEM INTERIOR MESMOOOO..NÃO TEMOS MUITO PROBLEMAS AQUI ;MAS SEI QUE ISSO É UM PROBLEMA MUNDIAL. TODO ANO SE FALA EM DIA DO MEIO AMBIENTE, MAS NA VERDADE NÃO SE TOMA NEM UMA PROVIDENCIA URGENTE..ATE QUANDO..NÃO SABEMOS...QUE DA MEDO DA.QUANDO ESSA MERDA DE POLUIÇÃO E DESTRUIÇÃO VÃO PARAR...JORNALISTA FERNANDA SCHENA www.fernandaschena.blogspot.com [DIVA DA SCHENA ]

    ResponderExcluir
  3. Você tem toda razão no que diz, quando será feita a inspeção nos ônibus?
    E quando o transporte irá melhorar de forma que possamos usá-lo, sem medo, sem receios e com conforto. A cidade funcionaria melhor e o meio ambiente agradeceria absurdamente!

    Parabéns pelo desabafo!

    ResponderExcluir
  4. Morei em Lisboa. Lá, apesar da cidade ser muito menor que São Paulo, mas tão populosa quanto (cerca de 6 milhões), as pessoas não têm esse tipo de problema.

    Devo publicar um artigo sobre isso em breve, mas adianto que lá as pessoas só vêem congestionamentos aos fins de semana. Isso mesmo. Porque durante a semana todos usam o transporte público, que é eficiente.

    Lá, carro de passeio é de passeio mesmo. Para fim de semana. Depois, eles que são os burros!

    ResponderExcluir
  5. Penso o mesmo, com um detalhe...no caso do meu banco,olha quê graça: eles não permitem o pagamento pela internet, só pode na agência.Se o propósito é diminuir os poluentes,eles criam mais um trajeto desnecessário...ou será que devo ir a pé?O adjetivo que encontro não é dos melhores.

    ResponderExcluir
  6. Eles querem acabar com a gente de qualquer maneira! Ontem fui marcar a minha...vocês acreditam que eles queriam ajandar no dia e horário do meu rodízio????

    ResponderExcluir