segunda-feira, 1 de junho de 2009

Mais uma invenção


Por Renata Bernardino


A pós-modernidade e suas "maravilhas"


Com tantas tecnologias a sociedade fica pouquíssimo tempo sem um produto novo. A novidade é um “lava a jato” para cães e gatos. O equipamento foi elaborado por Romain Jarry, empresário francês. O processo dura cerca de 30 minutos. Cinco para lavar e 25 para secar.

O animal entra na máquina, batizada de Dog-O-Matc e sai limpinho. Como um lava rápido ou lava louças. Jarry tem uma loja em St. Max, noroeste da França. Sua intenção é lançar seu produto no Reino unido no ano que vem.

Os preços mudam de acordo com o tamanho do animal. Variam de 13 a 31 euros, ou seja, cerca de 26 a 87 reais. "Por não haver intervenção humana durante o banho, o cão acaba se acalmando sozinho, muito mais rápido do que se o dono estivesse tentando acalmá-lo", diz Jarry. A qualquer momento o dono do animal pode interromper a lavagem.

Os produtos da Polishop são conhecidos por suas milhares funções em um único equipamento. Lava, passa, torce, seca, chupa cana, serve de chaveirinho de celular e cortar cebolas. Brincadeira a parte, fico chocada com a quantidade de produtos empurrados para a população.

A sociedade é alienada, consumista, repleta de conflitos éticos e morais. As grandes empresas se aproveitam disso. Lançam cada vez mais produtos. Um mais absurdo que o outro. Infelizmente, muitas pessoas ainda caem no conceito de “ter” e não do “ser”. Como se possuindo um desses produtos a tornassem especial de alguma maneira. Enfim, eu jamais trancaria meu gato numa “caixa lava a jato”.
*Foto BBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário