domingo, 28 de junho de 2009

Questões sobre futebol e aprendizagem


É pessoal, o nosso querido Dunga continua realmente firme, conforme tinha escrito no artigo "Carlos Caetano Bledron Verri segue firme". Hoje, a seleção brasileira venceu pela terceira vez a Copa da Confederações por 3-2 sobre os Estados Unidos. Mas, não irei relatar como foi o jogo, até porque centenas de páginas da internet já o fizeram. Irei simplesmente "soltar" no texto algumas perguntas para que penses e reflitas, isso, obviamente se você quiser. Nelas relacionarei o esporte e o país como um todo. Então, vamos lá!

O Brasil é um nação composta por 190 milhôes de habitantes espalhados em uma área de 8.514.876,599 km², por isso estamos no quinto lugar quando o assunto é população e tamanho. O cinco também representa o nosso futebol, penta campeão do mundo. Mas além do título mais importante do futebol, a nossa nação, nessa modalidade esportiva, já arrecadou tantas outras taças de menor importância em diversas categorias à nível mundial. Posso dizer sem medo, que no "esporte rei" nós mandamos (dentro das quatro linhas), e ponto final. Já nas outras modalidades, a história é outra, pois a falta de apoio midiático e de patrocínio transformam os atletas tupiniquins em verdadeiros heróis que superam fortes vilões.

O esporte é algo cultural, está enraizado em quase todos os povos, por isso não tem como o apoio ser igual para o futebol e para o rugby em nosso país. Grande parte da população gosta de futebol e acabou. Com isso também não podemos dizer que não devemos apoiar os outros atletas que "dão duro" no dia-a-dia. Porém amigos, qual a influência do futebol nas questõs sociais de nosso país. Qual a real interferência do nosso currículo futebolístico na saúde, na educação e nas contas públicas de todos nós. O Brasil escolheu o futebol (ou vice-versa) mas o que podemos usufruir com essa relação?

Mas isso não é apenas problema do brasileiro. A África do Sul que no futebol é uma seleção de nível médio-baixo, é no rugby a atual campeã mundial, depois do título conquistado em 2007. Além disso os springboks já tinham vencido a Copa do Mundo desse esporte em 1995. O sucesso sul-africano no rugby e o fracasso no futebol é fruto do apartheid, já que a primeira modalidade é praticada na maioria por brancos ricos, e a segunda, por negros de baixo poder aquisitivo. Mas será que os negros sul-africanos aprenderam algo com o sucesso dos brancos. Será que é possível o futebol sul-africano ser tão respeitado algum dia como o time de rugby?


Essa mesma questão também deve ser feita em nosso país, porém de forma mais ampla. Então eu repito: De que forma o sucesso futebolístico pode influenciar em nossa vida social, econômica e política? Ou será que o futebol é apenas entretenimento, e, por isso, dentro das quatro linhas não nos ensina nada? O sucesso do Dunga, do Kaká, e do capitão Lúcio interfere no seu interior? Ou você é só mais um que só sabe aplaudir e xingar?

Chega de perguntas e vamos aos fatos!

Títulos da seleção brasileira de futebol
Copa do Mundo: 5
Copa das Confederações: 3
Copa América: 8

Índice de Desenvolvimento Humano
69º - Albânia
70º - Brasil
71º - Cazaquistão

3 comentários:

  1. Muito bom Albino! Certa vez, durante a úntima copa do mundo, escrevi um texto pro jornal da faculdade sobre existir outras questões além do futebol.
    è difícil a juventude saber que o esporte foi implantado na ditadura justamente para entreter e fazer o povo "esquecer" certos assuntos. NAda contra jogo, apenas creio que a eleição, por exemplo, deveria acontecer antes da copa, para as pessoas se preocuparem antes com a política do que com o lazer. Os militares conseguiram atingir sua meta, tanto que até hoje as pessoas são alienadas nesse tipo de questão.
    Repito: nada contra o esporte, ou jogoos em geral! me amarro em jogar baralho. mas acredito que existem prioridades! as pessoas precisam saber mais de fatos históricos e ter uma visão mais crítica sobre determinados assuntos, esse é um deles.

    ResponderExcluir
  2. Quantas pessoas ficam são benefeciadas pelo rico PIB das estrelas do futebol? Não podemos nos iludir, pois são apenas 5% dos jogadores que conseguem ficar ricos, há muita exploração no meio...

    ResponderExcluir