quarta-feira, 15 de julho de 2009

Supremacia masculina x Buraco da minha rua

Por Renata Costa

Assumir seu preconceito é o primeiro passo para livra-se dele então assumo: tenho preconceito com rapper e estou disposta a mudar de idéia. Eu, particularmente, tenho tanto preconceito com o rap nacional que não acreditei quando li a entrevista do MV Bill.
A razão da minha revolta com o mundo hip hop tem nome: Racionais MC ou nome e sobrenome: Mano Brown. Lembro-me das primeiras músicas que escutei desde grupo...comoventes, revoltadas, verdadeiras....Diário de um detento? Fantástica! Quem não sabe nenhuma frase que atire a primeira pedra (aqui estou mais um dia, sobre o olhar sanguinário do vigia...).
Por falta de conhecimento e pelo senso comum, sempre acreditei que Racionais MC eram a referencia do hip hop nacional. Ainda tenho minhas dúvidas que isso não seja verdade...Mas demorei muito para entender o machismo que eles expelem...Mulher pobre = puta, mulher rica = vagabunda, mulher gosta é de dinheiro.... Que isso? Somos cidadãs, merecemos respeito.

Lembrarei do jornalismo buraco da minha rua: agressão à mulher me faz sangrar por que sou mulher, porque tenho mãe, avós, tias, primas, amigas...Vivo com mulheres! ! Por que uma definição biológica deve ser motivo de humilhação? Somos diferentes, mas não desiguais.

Como pessoas tão esclarecidas, que teoricamente, apóiam os menos favorecidos (negros e pobres) podem tratar as mulheres como objetos de prazer e desejo? Como que com a grande “fé”,explicitas em suas poesias, pode cantar o machismo? Talvez porque a bíblia é machista? Eu não sei.... mas os Racionais são inimigos das mulheres e não vejo “racionalidade” nesta história. É uma pena.

Mais um ponto para o MV Bill. Na entrevista para a G Online ele afirma que“A essência do hip hop é combater a discriminação, foi assim que ele nasceu, mas infelizmente as pessoas acabam escorregando em seus preconceitos quando dizem o que realmente sentem. E por isso ainda há segregação no movimento em relação às mulheres e principalmente aos homossexuais”.

Eu ia citar um trecho de música aqui, mas desisti. Vou colocá-la na integra uma vez que não tenho rabo preso. O nome da música é Estilo Cachorro, de autoria do próprio: Mano Brown. Bem, pelo nome da música...dá pra imaginar o que você lê-rá a seguir:

Conheço um cara que é da noite, da madrugada que curte várias fitas,
várias baladas ele gosta de viver, e viajar sem medo de morrer,
sem medo de arriscar não atira no escuro,
um cara ligeiro faz um corre aqui ali sempre atrás de dinheiro ah jogar pra perder parceiro não é comigo óhesse cara é bandido,
aham, objetivo um bom malandro,
conquistador tem naipe de artista,
pique de jogador impressiona no estilo de patife roupa de shopp,
artigo de grife sempre na estica,
cabelo escovinha montado numa novecentas azul novinha anel de ouro combinando com as correntes relógio caro é claro,
de marca quenteanda só no sossego, sem muita pressa relaxa a mente,
se não estressa no momento que interessa, ele já temuma Kawasaki,
e liberdade meu bem o que esse cara tem sangue bom,
os invejoso eu escuto moto dinheiro, vagabundo fica puto ah isso não é justo óh,
e os irmão uma fatia do bolo, se orienta doidão conhece várias gatas tipos diferentes as pretas,
as brancas, as frias, as quentes loira tíngida, preta sensual Índia do Amazonas até flor oriental tem boa fama,
no meio das vadias daquelas modelo que descansa durante o dia,
tá ligado tem seus critérios, tem sua lei
montou naquela garupa já foi que eu seino
Motel ou em casa, ah vamos na sua de Caranga no Drive-in no H.O.
ou a luz da lua segundas intensões, elementar as camisinha tão no bolso e a maldade no olhar,
é lógico sabe chegar, sim, sabe sair
sabe ser notado e cogitado aonde ir pra conseguir aquilo o que sempre quer utiliza a mesma arma que você, mulher
Mulher e dinheiro, dinheiro e mulher, quanto mais você tem muito mais você quer,
mesmo que isso um dia, traga problema, viver na solidão, não, não vale a pena
Mulher e dinheiro, dinheiro e mulher, sem os dois eu não vivo qual dos dois você quer, mesmo que isso um dia, traga problema, ir pra cama sozinho, não vira esquema
[Ice Blue]:Segunda, a Patricia
Terça, a Marcela
Quarta, a Raissa
Quinta, a Daniela
Sexta, a Elisângela
Sabado, a Rosangela
E domingo, é matinê 16 o nome é Angela
tenho uma agenda com dezenas de telefones um lista de características,
e os nomes qual é a fonte parceiroah,
isso não é segredocolo de moto tá ligado,
tenho dinheiroas cachorras ficam tudo ourissada quando eu chego eu ponho pânico,
peço Champagne no gelo aquele balde prateado, em cima da mesadá o clima da noite,
uma caixa de surpresafico ali olhando sentado filmandosó maldade pra lá e pra cá,
desfilandoelas fazem de tudo, pra chamar sua atençãopára,
taca na cara, na pretençãocola de calça apertada,
boca de sino de blusa decotada perfumada e sorrindo me pede um isqueiro e oferece um Cigarro- Oi você tem fogo?
- Oh, mais é claro
Qual é o seu nomemeu nome é Viviane
mas pra você sou Vi, tá aqui meu telefone
Cinco oito nove dois esse prefixo é lá da Sul
prazer meu nome é Paulo aí, vulgo Ice Blue
de que lugar que você émoro no Vaz de Lima
conhece Maracá então,
ali pra cima
isso até rima coincidência na pista
vai montar na minha garupa,
e hasta la vista
Mulher e dinheiro, dinheiro e mulher, quanto mais você tem muito mais você quer, mesmo que isso um dia, traga problema, viver sem ninguém, não tem esquema
Mulher e dinheiro, dinheiro e mulher, sem os dois eu não vivo qual dos dois você quer, mesmo que isso um dia, traga problema, viver na solidão, não vale a pena
[Mano Brown]:Au au, estilo cachorro
Au au au au, não é machismo
Fale o que quizer, o que é verme ou sangue-bom tanto faz pra mulhernão importa de onde vem nem pra quese o que ela quer mesmo é sensação de poder
com um ladrão fez rolê se envolveu sei lá sai
umas o homem não abriu curtiu quem viu viu
em Maio foi vista de RR a milna BR no frio, com boyzão da Civil, viu
uns e outros aí bom rapazabre o coração e sofre de mais
conversa com os pais ali no sofá da sala
ouve e dá razão enquanto ela falae fala, cai no canto da sereia
vê que ele é firmão igual um prego na areiaprego, jogou o égo, dentro de um buraco
um Bom Vivant jamais, mostra o ponto fraco
pergunte a Sansão quem foi Dalilaouça o sangue-bom Martinho da Vila
de vários amores, de todas as coresde vários tamanhos, de vários sabores
quanto mais tem, mais vem se tem maravilha
PMG, Morango e Baunilhanão é por nada, sem debate, sem intriga
minha cara, é um Chocolate, humm, é o que liga
mas cabô cabô sem tchau, nem bilhete
seu pai se mata por amor ao sorvetee ele tava impunga
pra leva-la no trampo lá na Barra Funda
10 graus, cinco da manhã sem problemase ela não morasse em Diadema
pontual como o Big Ben, 4 ano assim
nem Sheakspeare, imaginaria o fim
te trocou por um vadio, sem vergonhaque guenta até a mãe quando acaba a maconha
E ela diz que é feliz, que ele é cabuloso
se pisa pra caralho moscão pegajoso
mulher finge bem, casar é negócio
você vê quem é quem, só depois do divorcio
vem vem neném de amor eu não morro
vocês consagraram o estilo cachorro

Ai...Falei! Pronto!E viva a liberdade de expressão!

Um comentário:

  1. É realmente muito infantil afirmar que o machismo e o chamado "estilo cachorro" têm como fonte o estilo de vida de algumas mulheres. A culpa é toda deles! Parecem crianças que culpam o próximo por conta dos próprios desejos da carne. rs

    A generalização feita na letra é realmente deprimente.

    ResponderExcluir