domingo, 5 de julho de 2009

Estudantes paulistanos se unem para melhorar ensino em escolas da Zona Sul

Por Alex de Souza/Rodrigo Bering

Antes do texto em si, cabem alguns esclarecimentos. A matéria a seguir não é de minha autoria, na verdade, ajudei na revisão. A idéia da pauta foi de um amigo do curso de Políticas Públicas Sociais da ECA-USP, o Rodrigo.


Espero que as informações contidas na matéria ajudem não apenas os estudantes secundaristas nas reivindicações por melhores condições nas escolas, mas que sirva para todos nós como uma lição de como a sociedade civil pode se organizar para tomar parte das decisões. Afinal, isso é execício da democracia em seu sentido mais estrito.

Estudantes paulistanos se unem para melhorar ensino em escolas da Zona Sul
Foto: sxc.hu
Por meio do Observatório da Educação, criado pela própria comunidade estudantil, alunos da rede pública de ensino discutem qualidade do sistema.

ALUNOS da rede pública de São Paulo criaram o Observatório da Educação após o primeiro Encontro da Juventude, realizado no dia 25 de abril, que teve como objetivo encontrar meios de influenciar as políticas públicas de educação e denunciar situações que prejudiquem o ensino de qualidade. A experiência não busca apenas denunciar e propor soluções, mas transformar as idéias em ações concretas que venham a modificar o cotidiano dos alunos.

No portal Encontro da Juventude é possível encontrar informações sobre as experiências dos alunos, muitas delas, produzidas pelos próprios jovens moradores da Zona Sul de São Paulo, onde o projeto começou. O Observatório da Educação, espaço criado dentro do portal, está dividido em tópicos e por Escolas da Região.

O Observatório tem sido ponto de aglutinação de relatos e discussões sobre a realidade vivida nas escolas. Esta é a primeira vez na história da educação brasileira que alunos de escolas públicas participam de um espaço de discussão na Internet, no qual os interesses se juntam pelo fato de partilharem da mesma realidade.

Na região do Jardim São Luiz, ocorre um fenômeno denominado espelho, em que os jovens enxergam outros jovens na mesma situação. Desta forma, o Observatório se constitui não somente uma ferramenta de gestão escolar, mas numa forma de aproximar a comunidade da realidade da escola.

Para os organizadores do programa, é uma oportunidade de impor transparência ao sistema educacional público, despertar a consciência crítica do cidadão comum para a importância da sociedade civil organizada e garantir a qualidade das Políticas Públicas aplicadas à área da Educação. Contudo, a Observatório não é visto com bons olhos de modo unânime.

Informações desencontradas

Na Escola Estadual Professor Renato Braga, o diretor Claudinei Moreira contestou as informações postadas pelos alunos e as classificou como inverdades. Para ele, a escola está “uma maravilha” e, para defender a sua argumentação, ele indica o acesso ao site da escola, que contém fotos muito bem elaboradas da infra-estrutura da escola, mas que são de 3 anos atrás.

A reação do diretor é provocada por trabalhos como o de Lidiane, aluna do terceiro ano do Ensino Médio, que publicou um material que contém fotos de detalhes da escola e um vídeo publicado no You Tube. As ações de Lidiane renderam uma reunião entre uma comissão do Encontro da Juventude e a direção da escola no início deste mês. A reunião abriu o diálogo entre direção e a comunidade estudantil e promoveu o início de um debate que visa à construção de melhores políticas públicas para a Educação.

A Escola Estadual Aparecido Caran também usou o Observatório da Educação como uma ferramenta de diálogo e resolução dos problemas. Por meio do fórum, os alunos denunciaram a baixa qualidade do ensino de ensino, a falta de professores, a situação precária em que os alunos estudam (em meio a reformas), além de constrangimento de alunos em ações da Ronda Escolar.

Esta última se refere à constância com que os membros do Grêmio Estudantil são abordados pelos policiais militares em frente da escola. Segundo os alunos, a direção da escola tem se mostrado hostil com os jovens integrantes do grêmio, justamente por conta de sua participação no portal. Os alunos não consideram as ações da PM uma simples coincidência.

De qualquer forma, os primeiros resultados têm aparecido. Preocupada com o poder de alcance do portal, a direção já encaminha ações para melhorar o ritmo da reforma. Segundo o aluno Thiago, a quadra esportiva estava inutilizada havia vários meses, mas foi arrumada graças ao efeito dos comentários no portal e agora os alunos podem utilizá-la novamente.

Para saber mais

O I Encontro da Juventude é fruto da ação dos jovens da Casa dos Meninos. Seu objetivo é reunir o maior número possível de jovens da região do Jd. São Luiz, cerca 20 mil.

Do encontro, surgiu o Observatório da Educação. No fórum, os alunos podem postar comentários sobre a situação das escolas em que estudam.

Links:

Site Encontro da Juventude: http://www.encontrodajuventude.org.br/


Escola Renato Braga: http://www.renatobraga.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário