sexta-feira, 24 de julho de 2009

Engole o choro e sacode a poeira

Por Renata Bernardino

Lembro-me de ter visto em algum filme, cujo título não me recordo, um diálogo mais ou menos assim “Qual tempo é agora? Agora! Só existe o agora. Quando é agora? É este momento.” Parece um ditado chinês que afirma só existir o presente. O passado foi o presente de ontem, mas acabou e o futuro será o presente de amanhã, portanto só existe o hoje. Em pleno inferno astral tive um estalo “estou mais perto dos trinta do que dos vinte”, e quantos “hojes” eu desperdicei por insegurança, medo, complexo de avestruz, lamentações, entre outros.

Qualquer ser humano normal, se é que isso existe, precisa de um tempo para organizar seu interior. Se estruturar. Como dizem “depois do vendaval sempre vem a calmaria”. Fato incontestável! O problema é o valor que damos às tempestades. Hoje eu resolvi abusar dos ditados populares para exemplificar minhas ideias, como: “só fazem com a gente aquilo que permitimos”. Não resumo isso em relação do reflexo dos atos alheios, mas, principalmente, no que diz respeito ao que fazemos há nós mesmo. Você está triste? Chato isso, mas saiba que a culpa é só sua.

São expectativas, atos desenfreados, tudo o quê fazemos estrategicamente planejado ou impulsivamente, não importa, vai ter uma consequencia. “Cada um sabe a dor e a delicia de ser o que é”, nesse caminho de encontro com o “EU” interior começamos a observar nossas falhas, virtudes, vícios, como nos sabotamos, não dá para descrever tudo. Nesse pique que vemos como o “EU” é responsável por tudo!

Se alguém me magoa, a culpa é só minha de ter esperado algo daquela pessoa. Estou longe do modelo “olha só, sei dominar todas as minhas emoções e nada me abala”. Passei a adotar uma nova postura diante do mundo “engolir o choro, pois a culpa é só minha, sacudir a poeira, pois o agora acaba rápido demais”. É como nos livros de auto ajuda, o que é bom pra mim pode não ser para você, mas sempre temos outras opiniões com outros primas, absorvemos o que nos é valido.

E carpe diem.

2 comentários:

  1. Opaaa!!! Gostei, RÊ!!!

    Éisso aí, muié! Bola pra frentex!!!! hahahahahaha

    ResponderExcluir
  2. Show de bola Renata, adorei!!! Vou guardar a pérola " Complexo de Avestruz "....rsrsrs Não tem como não ser seu fã!
    Parabéns e sucesso, bjs do Lanza!!!

    ResponderExcluir