quinta-feira, 2 de julho de 2009

Ô dor desgramada, sô!

Por Clarisse Colombo

Por que sentimos dor? Segundo um site que trata sobre curiosidades, "a dor é uma sensação que se manifesta quando algo de errado ocorre em nosso organismo por meio de estímulos enviados pelos nervos ao cérebro e esse, por sua vez, envia os estímulos ao córtex motor para que esse libere alguma reação. A reação liberada pelo córtex motor é enviada para o local da dor por meio dos nervos".

Venho tocar nesse assunto pois, noto que o ser humano está mais sucetível a ter dores diárias ou esporádicas do que eu imaginava. Ouvi falar que hoje é muito comum crianças e adolescentes terem dores na coluna (o que antes eram associadas somente a pessoas mais velhas). Isto devido ao grande tempo sentados com má postura na frente do computador ou de uma TV. Sobre a enxaqueca, também já escutei rumores que as mulheres são as maiores vítimas deste mal. Também há dores provocadas por estresse, noite mal dormida, prática de exercícios e etc.

Porém, o mais interessante foi o que assisti num documentário na televisão sobre pessoas que NÃO SENTEM DOR. E não sentem meeeesmo! Pode espancá-las à vontade, colocar suas mãos em bacias com água hiper quente e elas NADA irão sentir. Nesse programa, os pais das crianças, com insensibilidade congênita à dor, todas as noites às examinavam com toques por todo o corpo pra ver se não haviam quebrado algum osso ou se não tinham ferimentos.

Imaginem passar toda uma vida sem saber o que é sentir dor? Não tenho uma opinião formada sobre isso. Só sei que a dor é um sinal importante emitido por nosso organismo. É um tipo de alerta. Um pedido de socorro. Acho interessante respeitar a esse chamado do corpo e procurar a ajuda de um profissional. Eu, por exemplo, vou acabando este post, porque minhas costas já estão começando a reclamar!!!

2 comentários:

  1. Oh, Clarisse você acertou em cheio!!
    Também concordo que a vida precisa de dores para ser vivida. Dizem que são alertas p nosso corpo!
    Deve ser horrível não sentir dor, nem nada...
    Mas, acredito que mesmo estas pessoas q nada sentem, há dores que ninguém pode fugir delas...
    Isto mesmo... as dores de AMORES!!!!!!!!!
    Clarisse, parabéns pelo texto, continuas atual e dinâmica e ve se melhora desta coluna, ok?

    ResponderExcluir
  2. Entonces...rs
    eu concordo com o sr. anînimo sobre as dores de AMORES. As dores da alma são as mais complexas e as que mais nos ensinam. Tem aquele velho e sábio ditado espírita "se não é pelo amor, é pela dor"...concordo 100% com o ditado. Quantas vezes deixamos de canto coisas importantes por não considerarmos primordiais? um belo dia elas não são mais procuradas somente por gostarmos, mais por precisar. Quantas vezes a sua coluna não "reclamou"? Os meus rins fazer isso sempre, eu vou lá, tomo o remédio e depois deixo por conta, até que, depois de 6 anos de crises e avisos, eu criei vergonha na cara e comecei a fazer uma investigação sobre o problema.
    Melhoras guria!

    ResponderExcluir