quarta-feira, 8 de julho de 2009

Globo e Corinthians: tudo a ver

Por Albino Júnior
Hoje um dos clubes mais importantes do país, o Cruzeiro, e um dos clubes mais importantes da Argentina, o Estudiantes de La Plata, jogarão a primeira mão da final do mais importante torneio inter-clubes da América do Sul, a Libertadores da América. Mesmo que você não se simpatize com a raposa mineira, deves concordar que o jogo de hoje é o mais relevante desse primeiro semestre do Cone Sul.

Mas, apesar de tanta importância colocada no primeiro parágrafo, informo para você que esse jogo não será transmitido em todo o nosso país. Ao contrário, o jogo que passará nas telinhas de São Paulo e do Rio de Janeiro será mais uma partida da 9ª rodada do Brasileirão. É amigos, a Fiel tem poder, porque não é qualquer torcida que coloca um jogo medíocre no lugar de uma final internacional. Desculpem corinthianos, mas isso é fato. O jogo do vosso time é "só mais um", e o que será realizado na Argentina será simplesmente uma final.

Até mesmo o corinthiano Juca Kfouri em seu blog no portal UOL criticou essa atitude unicamente mercadológica por parte da "Toda Poderosa". "Em determinados momentos, quem, de fato, o respeita (jogo de futebol) e busca eternizá-lo, deveria ter critérios jornalísticos e não apenas de entretenimento. Uma decisão de Libertadores não pode ser tratada como de menor interesse que nenhum outro jogo nesta noite".

O legal da internet é isso. Esse meio de comunicação consegue propagar críticas e mensagens de todas as pessoas que ficam indignadas com algo. Nessa parte, Juca Kfouri não está sozinho. O Blog do Cosme Rímoli (UOL) também questiona o porquê da Globo não transmitir o jogo que é de real interesse da sétima maior torcida do país, torcida essa que não está presente somente no querido estado de Minas Gerais.

Já o sábio e ex-jogador Tostão escreve em sua coluna do jornal Folha de S. Paulo que a audiência - que impulsionou a transmissão do jogo do Corinthians - pode ser extremamente maléfica ao público. "Vivemos a época do espetáculo e da audiência. Poucos querem saber de análises e de reflexões. Existe uma epidemia de idiotice. Os fatos se tornam importantes de acordo com a audiência. As pessoas passam a ser analisadas por seu comportamento", explicou.

Agora para finalizar eu instigo você a pesquisar na internet a quantidade de jogos da Copa do Brasil - onde o Corinthians sagrou-se campeão - transmitidos na TV aberta, e também a quantidade de jogos transmitidos da Taça Libertadores. Só posso dizer uma coisa: os dados são revoltantes.

Abraços!

Obs.: o jogo transmitido será Corinthians x Fluminense.

3 comentários:

  1. nossa cara, muito bom post, nao li tudo, mais o que eu li valeu;
    concordo contigo


    http://ropolar.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. ainda bem que foi um jogão, RONALDO BRILHA MUITO NO CURINTXIA!!!

    ResponderExcluir
  3. Pois é, futebol não é apenas para ser visto. Essas críticas são muito valiosas. A fala do Tostão é a pura realidade. É complicado viver de acordo com o quê a grande mídia quer segundo seus interesses. A TV a cabo não é a oitava maravilha do mundo, mas, pelo menos, temos mais opção.
    Parabéns pela reflexão Albino.

    ResponderExcluir