sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Sobre educação à distância, computadores e consumo

Por Alex de Souza


Há quem diga que sou totamente apocalíptico. Isso não é verdade, pois ninguém é absolutamente uma coisa ou outra.

Confesso, contudo, que o predomínio de meus pensamentos se aproxima do que alguns assim denominam como apocalípticos.

Outro dia estava a conversar com uma colega, jornalista também, e, que assim como eu, não está totalmente satisfeita com o curso de especialização escolhido. Se há algum tempo a cultura deixou de ser "também mercadoria", para tornar-se essencialmente mercadoria, o conhecimento tomou o mesmo rumo.

Caso alguém esteja total ou parcialmente satisfeito com um curso que oferece o mínimo exigido, pode se considerar uma pessoa integradíssima. Não sou assim. A serialização tem seus benefícios, até concordo, mas em algumas áreas, como a do conhecimento, coisas como ensino EAD não funcionam muito bem, pois não oferecem boas condições de aprendizado.

Ainda que a comunicação mediada por computador seja algo extraordinário, nada substiuiu a fala do professor, o contato presencial e o olho-no-olho. Contudo, o consumo e o modo de produção capitalista tomou conta de todos os níveis de atuação.

Porém, não vejo os novos meios de comunicação, como a Internet, como algo totalmente ruim. Como disse, tenho minha parte integrada, ainda que essa parte não seja maior que a outra.

Uso a ótica integralista a meu favor. Os Zapatistas do México fazem o mesmo. Utilizam as facilidades da web para que outros povos conheçam a sua luta, a opressão por que passam e as desigualdades a que estão expostos.

O maior problema da visão integrada é o risco de ver todas as coisas como "normais", como o fazem os meios de comunicação. Todos sabem as causas da exploração infantil, da prostituição, do tráfico de drogas, do desrespeito às leis trabalhistas, das fusões nefastas de grandes corporações financeiras, etc. Mas nem por isso o mundo se tornou melhor.

Poderia ser. Foram criados recursos para isso. Por que não acontece? Aí é que entra meu lado apocalíptico, que insiste em me dizer que algo está errado.

Encontrei um exemplo interessante. Segue o link:
http://consumaconsciente.wordpress.com/2009/03/19/3/

Nenhum comentário:

Postar um comentário