terça-feira, 8 de setembro de 2009

O brilho do Gran Torino

Chega a ser cômico o péssimo humor de Walt Kowalski (Clint Eastwood). Só falta ele dizer “bom dia o caralho!”, mas: bicha, marica, saia do meu gramado e não me chame de Walt; são algumas falas clássicas. Ele interpreta uma americano 100% nacionalista, fato que não observamos em alguns outros filmes que Wood dirigiu como, por exemplo, A conquista da honra.

Mais que um carro, o Gran Torino, torna-se praticamente um ser vivo no filme. “Todos querem meu carro”, disse o personagem de Clint em determinada cena. A trama esquenta quando seu vizinho tenta roubar um carro para entrar em uma gangue para ser protegido. A tentativa não foi bem sucedida.

Kowalski aumenta a proteção da garagem, limpa o Torino, deixa ele estacionado na calçada para todos verem o carro, inclusive ele, enquanto está na varanda sentado em sua cadeira regado à cerveja, cigarro e na companhia da sua cachorra. Varandas sempre me lembram filmes norte americanos.

Um sujeito imponente cuja família é interesseira. Foi fantástico quando ele mandou o filho e a nora embora com os presentes de aniversário depois que eles começaram a exibir folhetos de “colônias” para idosos. No decorrer da história nota-se que Walt não é tão marrento. Ele quebra seus próprios preconceitos, passa a livrar-se de suas culpas, faz coisas que nunca fez. Dos dois lados da câmera Clint Eastwood fez um trabalho sensacional.

Confira os dados do filme:

Sinopse:
O funcionário aposentado da indústria automotiva Walt Kowalski (Clint Eastwood) é um veterano da Guerra da Coréia. Ele preenche seus dias fazendo consertos em casa, tomando cerveja e com visitas mensais ao barbeiro. Inflexível e com determinação inabalável, vive num mundo em transformação e se vê forçado pelos vizinhos imigrantes - que acabam de se mudar, vindos do Laos - a confrontar seus próprios preconceitos.
http://www.interfilmes.com/filme_20830_Gran.Torino-(Gran.Torino).html

Ficha técnica:
- Titulo original: Gran Torino
- Gênero: drama
- Direção: Clint Eastwood
- Roteiro: Dave Johannson e Ninck Schenk
- Ano: 2008
- Tempo: 116min

Nenhum comentário:

Postar um comentário